terça-feira, 6 de novembro de 2007

Pintura Clássica sobre a indagação do livre-arbítrio
“Na visão de mundo atual, a Ciência tomou o lugar de Deus, mas alguns problemas filosóficos ainda nos perturbam. Livre-arbítrio, por exemplo. Esse problema está na Praça desde Aristóteles, em 350 a.C.
Santo Agostinho e São Tomás de Aquino questionavam "como sermos livres se Deus já sabe tudo o que iremos fazer?" ¹

Ontem, como de costume, saio de mais uma sessão de cinema divagando sobre temas do filme assistido.
A questão do LIVRE-ARBÍTRIO sempre me admirou. Depois de mais um da série Jogos Mortais (Saw 4), já de praxe, percebo que a questão de “Faça sua escolha” mais uma vez me perturba.
Vivemos em uma sociedade eclética, que caminha para tolerância para com o “incomum”. As pessoas, a cada dia procuram por uma nova identidade, seu lugar em um grande espaço social dominado pelas regras modistas e pragmáticas patrocinadas pelas grandes mídias e empresas que redigem o que é belo ou não. Escolhas são feitas a todo instante. O que usar? O que comprar? O que fazer? Como fazer?

Hoje, sabemos que o mundo é regido por leis físicas fundamentais. Essas leis regem o comportamento de cada objeto do mundo. Como essas leis são confiáveis, elas viabilizam avanços tecnológicos.
Nós somos sistemas físicos - arranjos complexos de carbono e de água. Nosso comportamento não é exceção à essas leis. Logo, se é Deus programando isto de antemão e sabendo de tudo, ou se são leis físicas nos governando, não há muito espaço para a liberdade.
Pode-se querer ignorar o mistério do livre-arbítrio. Dizer: "É uma anedota histórica, uma inconsistência. É uma pergunta sem resposta. Esqueça isso."
Mas a pergunta permanece. Quanto à individualidade, quem você é, se baseia nas livres escolhas que faz ou pelas quais se responsabiliza. Só se é responsabilizado, ou admirado, ou respeitado pelas coisas que se faz pela própria escolha. A pergunta retorna sem cessar e não temos uma solução.
Decisões podem parecer charadas. Imagine só: Há atividade elétrica no cérebro. Os neurônios disparam enviando um sinal através dos nervos até os músculos. Estes se contraem. Você estende seu braço. Parece uma ação livre, mas cada parte desse processo é governada por leis físicas, químicas, elétricas etc.

“Parece que o Big Bang causou as condições iniciais, e todo o resto da História humana é a reação de partículas subatômicas às leis básicas da física.”²

Nós achamos que somos especiais, que temos alguma dignidade. Isso agora está ameaçado. Está sendo desafiado por este quadro. Você pode dizer: "E quanto à mecânica quântica? Conheço o bastante para saber que é uma teoria probabilística. É frouxa, não é determinista. Permite entender o livre-arbítrio.”
Mas, se olharmos detalhadamente, isso não ajudará porque há as partículas quânticas e o seu comportamento é aleatório. Elas são meio transgressoras. Seu comportamento é absurdo... e imprevisível. Não podemos estudá-lo com base no que ocorreu antes. Ele tem um enquadre probabilístico.
Será a liberdade apenas uma questão de probabilidade? Aleatoriedade em um sistema caótico?


Algo a se pensar.

----------------------------------------------------------------------

Sugestões
Pensamento: “...desconfie do destino e acredite em você.Gaste mais horas realizando que sonhando, fazendo que planejando, vivendo que esperando, porque embora quem quase morre esteja vivo, quem quase vive já morreu". ( Luíz Fernando Veríssimo )




Livro: Além do bem e do mal”Friedrich Nietzsche (link para download - http://www.4shared.com/file/15578641/ffd74120/Nietzsche_-_Alem_do_bem_e_do_mal.html?s=1 ) Arquivo em PDF
----------------------------

Música: “It Just won’t do”Tim Deluxe (link para download
http://www.4shared.com/file/27516147/657466c9/TIM_DELUXE_-_It_Just_Wont_Do_07___Dann_Cuevas_Bearlin_Rmx__.html?s=1 ) Arquivo em MP3
----------------------------
Filme: “Old Boy” - Chan-Wook Park (link para download - http://rapidshare.com/files/54024442/Oldboy.DVDRip.by-PLuS-_www.emwreloaded.com_.torrent.html )Arquivo em Torrent
----------------------------
Posição sexual: “O trono”Kama Sutra (link para visualização http://www.kamasutra.to/-The-positions--XVII--The-Throne-Art106-4-en.html )Não contem conteúdo sexual explicito pode vê sem problemas.
----------------------------

No mais

Qd tiver paciência...e neurônios.
----------------------------------------------------------------------------------
¹ ² Waking Life
----------------------------------------------------------------------------------
Pra quem ainda não assistiu (e quem assistiu tb), cinco minutos de cenas excluidas do filme "O Cheiro do Ralo". Recomendo o filme.

2 comentários:

Unknown disse...

LIVRE ARBITRIO! Que liberdade é essa se só trabalhamos, trabalhamos, trabalhamos, trabalhamos e quando não estamos trabalhando, estamos pensando no trabalho?! Se meu livre arbitrio existisse eu estaria tomando uma cerveja, fumando maços de cigarros, com todos os meus amigos ao meu redor...ops...será q é pra chegar a isso que eu trabalho tanto?! rsrsss

semana q vem to ai!!!!! isso aqui tá d+ viu?! Parabens!

Any disse...

É, Mari, tem gente que vive para trabalhar e há aqueles que trabalham para viver...você pode fazer a escolha, tem livre arbítrio...